Gerente Técnico ou Administrativo

É muito comum na área de computação conhecermos pessoas extremamente técnicas. Pessoas que facilmente aprendem tecnologias novas, desenvolvem lógicas extremamente complexas e abstratas para resolução de grandes problemas. Muitos deles possuem dificuldade de falar em público e relacionamento com os demais da equipe ou cliente e fornecedores.

Quando esses profissionais crescem dentro de uma empresa, surgem oportunidades para áreas de gerenciamento e liderança de equipe ou líder técnico (arquiteto de software). É nesse momento que muitas empresas iniciam um grande erro.

Muitas empresas, com o objetivo de valorizar o profissional, oferecem cargos de gerenciamento de equipes para pessoas que são extremamente técnicas. Não que eu não acredite na capacidade desses profissionais, porém dessa forma os dois lados saem perdendo. O profissional que terá que se esforçar para exercer um papel que não é de sua natureza e a empresa que perderá um grande profissional técnico.

Essa carreira é chamada de carreira Y, conforme mostra a imagem a baixo.

Conheça melhor as habilidades do seu profissional para oferecer oportunidades corretas a ele, pois uma decisão errada sobre a carreira, pode causar desmotivação do profissional e influenciar negativamente no rendimento da equipe e empresa.

Cada pessoa possui seu diferencial e áreas que gostam mais de trabalhar, por isso, preocupe-se em conhecer seu profissional e crie oportunidades que o façam feliz em executar. Dessa forma você verá que não será necessário obrigar ele a trabalhar mais para cumprir seus prazos e também não será preciso muita motivação para que ele execute seu trabalho com perfeição.

Não julgue seu profissional apenas como um recurso a ser alocado em um projeto ou em outro, mas sim como uma ferramenta única que faz parte de um time que possui um propósito claro.

Seu funcionário é o maior responsável pelos lucros de sua empresa, pois por mais que você defina planejamentos ou trace estratégias, é ele quem execute. Por isso, valorize-o e faço o necessário para ele tenha condições de executar um ótimo trabalho. Seja um líder servidor.

Faça seu profissional enxergar o seu valor na equipe que ele trabalha.

Trabalhar com pessoas é uma arte que necessita ser aprimorada constantemente.

One response to “Gerente Técnico ou Administrativo

  1. Muito bacana essa postagem da carreira em Y, eu vejo que existe um terceiro tipo de profissional hoje em dia, um híbrido que faz a ponte entre o técnico e o gestor.
    Conheço algumas pessoas na área de TI e Desenvolvimento que seriam uma mescla dos 2 lados, será que no futuro será requisito ser um híbrido?

    Valeu!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *