Tipos de liderança

Essa semana eu estava estudando um pouco mais sobre o papel do líder e como manter uma equipe motivada e verifiquei que muito se falava sobre os tipos de líderes. Como eu, talvez muitos desconhecem do assunto e por isso vou fazer aqui um breve resumo.

Líder Coach

O líder Coach é aquele que se preocupa com a capacitação de sua equipe. Acredita que é mais importante “ensinar a pescar do que simplesmente entregar o peixe”. A responsabilidade do Coach ultrapassa o papel do líder, pois ele se preocupa com a saúde física, emocional e psicológica de seus liderados. Além disso ele motiva seus liderados de forma que esses cresçam como seres humanos, proporcionando uma aprendizagem também para o âmbito pessoal.

Visionário e criativo

O líder visionário é aquele profissional que pensa “fora da caixa”. Está sempre atento as oportunidades e movimentos do mercado. Aceita facilmente os desafios, pois está disposto a correr risco, pois encara o risco como um fator necessário para o crescimento profissional. Sua capacidade de prever os movimentos do mercado se dá através de constantes pesquisas e análises do comportamento de seu público.

Democrático

O líder democrático permite que seus liderados participem com suas ideias, críticas e sugestões tornando-os cooperadores na busca de um resultado comum. A participação democrática do grupo é importante para o aperfeiçoamento dos processos internos e dos projetos da organização como um todo. Além disso, o exercício da comunicação é excelente para que ruídos sejam evitados, problemas sejam visualizados e reconhecimentos sejam feitos em público, o que servirá de motivação para equipe.

Autoritário

Quase ao contrário do líder democrático, o líder autoritário também permite que seus liderados participem da discussão mas a decisão final será dele. Por ser confiante em suas decisões, geralmente gosta de correr riscos e está pronto para os resultados. Muitas vezes seus resultados não são positivos, porém a sua energia faz com que ele incentive a equipe com vigor afim de alcançarem os resultados previamente definidos.

Exigente

Nada escapa aos seus olhos. A característica forte desse líder é ser detalhista. A qualidade de entrega de sua equipe é fantástica, porém o processo de desenvolvimento pode ser cansativo para seus liderados caso cada etapa não seja bem definida afim de que exista qualidade a cada etapa do processo e não apenas no fim após a análise do líder. Esse líder acredito que a excelência é a solução para vários problemas, como: satisfação do cliente, minimização do retrabalho e todo o estresse por conta disso e outros possíveis problemas referente a falta de qualidade.

E agora… você consegue dizer com qual você mais se parece? Se você ainda não assumiu um papel de líder, consegue analisar as pessoas a sua volta (chefe, colega de trabalho, pai/mãe…)?

Compartilhe sua experiência conosco. Grande abraço

Fontes: IBCCoaching e rh.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *